Contador é fundamental da abertura ao fechamento de uma empresa

Zelar pela gestão contábil, societária e tributária de
um negócio está entre as atribuições do profissional.

Muitos associam o papel do contador a tarefas meramente burocráticas, como emitir guias de impostos, responsabilizar-se por contracheques e viabilizar certidões. Mas engana-se quem pensa que são só estas as atribuições do contador. O papel deste profissional ultrapassa este cotidiano mecânico e pode facilitar e muito a sua vida empresarial.
De acordo com contadora Simone Freitas, especialista em Contabilidade Gerencial e sócia-diretora da SCF Contabilidade, o serviço realizado pelo profissional contábil é necessário e indispensável da abertura até o fechamento de uma empresa. Sua função é zelar pela gestão contábil, societária e tributária de um negócio.

“As leis brasileiras estabelecem obrigações que as empresas necessitam cumprir, o que só é possível com o auxílio de um contador. A assessoria contábil e tributária é responsável por gestões vitais como controle de patrimônio, apuração de resultados e planejamento estratégico, além de manter o cliente atualizado sobre alterações nas legislações e identificar soluções legais que permitem reduzir custos fiscais e gerenciais”, aponta Freitas. Ela explica ainda que para obter um CNPJ, item indispensável à abertura de uma empresa, por exemplo, a legislação determina que esta esteja vinculada a um contador ou escritório de contabilidade.

E se só de ouvir falar em números, contas, balanços, impostos, folhas de pagamentos, cálculos trabalhistas você já fica perdido, eles, os contadores, se encontram muito bem nesse habitat. Entre os documentos que precisam ser enviados mensalmente para o setor fiscal estão notas fiscais de serviços prestados e/ou vendas e de compra de mercadorias; comprovantes de pagamentos dos impostos (PIS/COFINS/IRPJ/CSLL/ISS/ICMS); extratos bancários de conta corrente e aplicação financeira, entre outros.

E para empresas que não funcionam mais e estão inativas, Freitas explica que contador continua sendo uma figura importante. “Mesmo sem estar funcionando, uma empresa continua tendo obrigações estabelecidas por leis e prazos a cumprir, tais como a entrega da declaração de inatividade, pagamento da TFF, entrega da DCTF, entrega da RAIS, todas de periodicidade anual para empresa nessa condição”, finaliza ela.

Fonte: Assessoria de imprensa SCF